A caminho da Inteligência Artificial
maio 29, 2023O futuro está na colaboração
fevereiro 20, 2024Uma novidade está surgindo e se tornando realidade no Brasil: é a DREX – Moeda Digital Brasileira, ou Real Digital, como alguns estão falando.
Dentro de pouco tempo, as transações comerciais poderão ser realizadas através desta moeda, facilitando bastante os registros e comprovantes. Esta nova representação do real, o dinheiro do nosso dia a dia, será feita em uma plataforma com tecnologias que permitem a prestação de serviços financeiros de forma eficiente e democrática. Sua sigla evoca as palavras “digital”, “real”, “eletrônico” e “transação”.
O Banco Central do Brasil nos diz que, na prática, a Plataforma Drex é um ecossistema de registro distribuído (em inglês Distributed Ledger Technology – DLT), no qual intermediários financeiros regulados converterão saldos de depósitos à vista e em moeda eletrônica em Drex, para que os seus clientes tenham o acesso a vários serviços financeiros inteligentes.
Isto quer dizer que o Drex de varejo vai nos dar acesso a vários tipos de transações financeiras, de forma segura, com ativos digitais e contratos inteligentes, tudo isto, emitido pelo Banco Central dentro da plataforma.
Novos modelos de negócios na área financeira deverão surgir, novos provedores e, com isto, haverá uma redução de custos, o que nos interessa.
Fala-se na democratização financeira, um termo que vamos escutar daqui para frente, com mais opções de formas de negociações financeiras, a tendência é baixar o custo e possibilitar acesso de toda população.
Assim esperamos. Seja bem-vinda, Drex.
Elon César Isfer Garcia, publicitário. Diretor da Elon Garcia Publicidade.