Dicas para uma boa gestão de escritório compartilhado
fevereiro 21, 20195 ideias para celebrar a equidade de gênero no Dia da Mulher
março 6, 2019Hotelaria, alimentação, beleza e costura são setores promissores nos dias de festa. Apesar da euforia, é preciso ficar atento à segurança e aos pagamentos
Longe de estar restrito a desfiles de escola de samba ou maratonas atrás de trios elétricos, o Carnaval no Brasil está ganhando uma nova cara, com mais e mais blocos de rua nas principais vias de grandes capitais.
Mesmo não fazendo parte do grande negócio envolvido nos maiores e mais importantes eventos carnavalescos, pequenas empresas e empreendedores podem e devem se preparar para ganhar dinheiro no período. “É uma cadeia produtiva que envolve diversas facetas e também com espaço para os pequenos”, avalia o diretor do curso de administração com ênfase em gestão do entretenimento e professor do curso de Gestão do Carnaval da ESPM-RJ, Marcelo Guedes.
Dicas
Os especialistas destacaram três dicas para empresários que desejam aproveitar o período da melhor forma.
Tematize seu negócio para o Carnaval: para o consultor de marketing do Sebrae, colocar produtos com alusão à época, que podem ser de interesse de quem deseja cair na folia pode ser uma forma de lucrar. “É bom usar o tema para vender, seja apenas na forma de expor os produtos, com destaque para aqueles que chamem o público, como serpentinas, confetes, cornetas e fantasias, com também na criação de promoções alusivas ao tema”.
Amplie o horário de funcionamento: caso a loja fique no caminho do circuito de algum bloco de rua ou próximo a pontos de shows e festas, o empresário pode estudar um horário especial para que o estabelecimento funcione até mais tarde ou abra mais cedo, de acordo com a programação carnavalesca. “Pode-se aproveitar o fluxo de pessoas em negócios como bares, mercadinhos ou, até mesmo, lojas de roupa, fantasias e adereços”, sugere Gustavo Carrer.
Inove: o professor do curso de gestão de Carnaval da ESPM destaca a importância de apostar em coisas diferentes para atrair os clientes nessa época de festa. “Assim como tem muita gente que vai pular o carnaval, há várias pessoas que vão se reunir. Porque não apostar em serviço de entrega, não só por telefone, mas por rádio e internet? Pode-se criar blog ou portfólio utilizando o tema como atrativo”, sugere.