Coworking para psicólogos: o espaço para seus atendimentos e novas oportunidades
dezembro 19, 2018
6 dicas para ser muito mais organizado e produtivo em 2019
fevereiro 6, 2019

Organização do tempo: 5 meios de você otimizar a sua!

 Rafael Soares

Ter controle sobre o seu tempo disponível pode melhorar muito a sua produtividade e aumentar o seu sucesso profissional e pessoal. Para te ajudar vamos mostrar 5 dicas para você otimizar a sua organização do tempo.

Para dar o primeiro passo você precisa estar focado e ter disciplina para mudar os seus hábitos, além de olhar com atenção para a sua rotina de trabalho e identificar tudo o que poderá ser mudado.

  • Quais são aquelas tarefas que consomem mais tempo até serem concluídas?
  • Quais hábitos estão prejudicando a sua produtividade?
  • Quais são as suas maiores dificuldades no meio desse processo, e o que você já tem testado para melhorar a organização do tempo?

Na Internet muitas ferramentas e aplicativos estão disponíveis para serem seus aliados durante esse processo de organização do tempo, fazendo com que os resultados sejam ainda melhores.

.

1 – Crie planos de acordo com as metas que deseja atingir

Diversas ações e tarefas serão cumpridas em prol de um objetivo final: atingir a meta. Saiba para onde você está indo e saberá a melhor maneira de trilhar o caminho com o tempo que você tem disponível.

 

2 – Saiba delegar quando for preciso

Ao delegar você tem mais tempo livre para executar tarefas mais importantes.

Tentar fazer tudo de uma vez ou dar conta de tudo pode resultar em muitos trabalhos malfeitos ou medianos, então saiba quando existe a necessidade de delegar.

Isso também é investir no seu trabalho e nos bons resultadosDelegue atividades a pessoas capacitadas e desfrute dos benefícios de um bom trabalho em equipe.

 

3 – Perca o hábito de procrastinar

Se você tem tempo livreaproveite para realizar as suas tarefas pendentes. Não deixe para amanhã, risque as suas obrigações da agenda hoje, e melhore muito a sua qualidade de tempo e de vida para o amanhã.

Evite procrastinar. Mantenha seu foco para organizar seu tempo.

Lembre-se: procrastinação é um vício de comportamento muito prejudicial e difícil de ser combatido depois de entranhado.

 

4 – Tenha foco!

É preciso fazer uma organização de cada dia de trabalho e tarefas pendentes, e então focar no que é prioritário e essencial, sem desviar a atenção e perder tempo com bobagens.

Acompanhe sempre a sua agenda, seja ela de papel ou no celular, para saber se está esquecendo de algo que deveria ser feito.

 

5 – Inclua atividades de cunho pessoal na sua organização do tempo

Quando for montar o esquema de sua agenda para otimizar todo o seu tempo disponível, é primordial que você inclua nessa conta as suas atividades pessoais, como lazer, tempo com a família, esportes, etc.

A sua vida profissional depende também da sua qualidade de vida, da sua saúde mental e física, então não adianta nada se sobrecarregar porque isso acabará traindo você e afetando inclusive o seu desempenho no trabalho mais pra frente.

A sua rotina pessoal deve andar lado a lado com os compromissos profissionais, cada um a seu tempo, mas de maneira alinhada.

Use o tempo sempre com sabedoria

Seja sábio para utilizar o seu tempo com qualidade, já que ele é o seu bem mais precioso e irrecuperável. Invista em você, na sua cultura, divertimento e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *