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maio 8, 2019O que é um pitch?
Pitch é uma apresentação rápida de um produto ou um negócio, com a intenção de “vender” a ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros.
Esse termo se popularizou no universo das startups.
Em eventos de empreendedorismo, é comum haver uma área para apresentações de pitch, para tirar boas ideias do papel.
Mas um pitch pode servir para qualquer empresa que precise convencer algum público a acreditar no seu negócio.
Basicamente, o empreendedor precisa dizer, em poucas palavras, o que é o seu projeto, em qual mercado vai atuar, qual solução oferece e o que está buscando no momento.
Geralmente, essa fala dura de três a cinco minutos, mas também pode levar de 30 segundos a 20 minutos.
O pitch não é uma reunião de negócios, a formalização de uma parceria ou o fechamento de uma venda.
É apenas a largada para um futuro investimento ou compra em um primeiro contato com o investidor ou cliente.
Principais tipos de pitch
Se você está em busca de contratos e aportes, dificilmente passará por apenas um pitch.
Então, é preciso se preparar para os diferentes tipos de pitch que você pode enfrentar.
Explicamos aqui os três principais:
One-sentence pitch
Você consegue resumir o seu negócio em apenas uma frase?
Esse é o grande desafio do one-sentence pitch, também chamado de Twitter pitch.
Trata-se da forma mais sucinta que você pode descrever o seu negócio.
Por isso, esse pitch precisa se concentrar nos elementos centrais que mostram o valor da sua ideia.
Duas a três linhas são suficientes para isso.
Em poucas palavras, diga:
- O nome da sua empresa
- O que ela está desenvolvendo
- Para qual mercado se direciona
- Qual problema ela resolve
- Com qual diferencial.
Elevator pitch
Geralmente ele se refere a um pitch mais curto, de 30 segundos a um minuto.
Assim como o one-sentence pitch, ele precisa se concentrar na proposta de valor do negócio.
Você pode usar a mesma sequência que mostramos acima.
Mas já é possível detalhar algum ponto da sua ideia ou explicar melhor o que você espera da sua audiência (qual valor de investimento precisa, por exemplo).
Pitch deck
O pitch deck é a apresentação de slides que dá suporte à fala.
Produzido em programas como PowerPoint, Keynote ou Prezi, o deck de slides oferece recursos visuais para a audiência, enquanto o empreendedor faz a sua apresentação.
Então, aproveite os slides para despertar a atenção dos ouvintes.
Use o layout da apresentação para mostrar a identidade do seu negócio, transmitir profissionalismo e ainda dar o toque de criatividade que pode ser o seu diferencial em uma sequência de pitches.
Como um coach pode ajudar a preparar um ótimo pitch?
Em um pitch, tão importante quanto mostrar o valor do seu negócio é mostrar o seu próprio valor.
Por isso, além de defender a sua ideia, você deve também transmitir confiança.
Um coach pode ajudar a preparar um ótimo pitch.
Com uma abordagem de desenvolvimento voltada ao autoconhecimento, o coaching permite que você explore suas potencialidades para alcançar seus objetivos rapidamente.
Dessa forma, você vai desenvolver suas capacidades de liderança, comunicação e persuasão, que são essenciais para um pitch.
Além disso, com o autoconhecimento, você vai se sentir mais seguro sobre si mesmo, preparado para qualquer desafio.