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Pitch: O que é, Principais Tipos e Como Elaborar o Seu

O que é um pitch?

Pitch é uma apresentação rápida de um produto ou um negócio, com a intenção de “vender” a ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros.

Esse termo se popularizou no universo das startups.

Em eventos de empreendedorismo, é comum haver uma área para apresentações de pitch, para tirar boas ideias do papel.

Mas um pitch pode servir para qualquer empresa que precise convencer algum público a acreditar no seu negócio.

Basicamente, o empreendedor precisa dizer, em poucas palavras, o que é o seu projeto, em qual mercado vai atuar, qual solução oferece e o que está buscando no momento.

Geralmente, essa fala dura de três a cinco minutos, mas também pode levar de 30 segundos a 20 minutos.

O pitch não é uma reunião de negócios, a formalização de uma parceria ou o fechamento de uma venda.

É apenas a largada para um futuro investimento ou compra em um primeiro contato com o investidor ou cliente.

 

Principais tipos de pitch

Se você está em busca de contratos e aportes, dificilmente passará por apenas um pitch.

Então, é preciso se preparar para os diferentes tipos de pitch que você pode enfrentar.

Explicamos aqui os três principais:

One-sentence pitch

Você consegue resumir o seu negócio em apenas uma frase?

Esse é o grande desafio do one-sentence pitch, também chamado de Twitter pitch.

Trata-se da forma mais sucinta que você pode descrever o seu negócio.

Por isso, esse pitch precisa se concentrar nos elementos centrais que mostram o valor da sua ideia.

Duas a três linhas são suficientes para isso.

Em poucas palavras, diga:

  • O nome da sua empresa
  • O que ela está desenvolvendo
  • Para qual mercado se direciona
  • Qual problema ela resolve
  • Com qual diferencial.

Elevator pitch

Geralmente ele se refere a um pitch mais curto, de 30 segundos a um minuto.

Assim como o one-sentence pitch, ele precisa se concentrar na proposta de valor do negócio.

Você pode usar a mesma sequência que mostramos acima.

Mas já é possível detalhar algum ponto da sua ideia ou explicar melhor o que você espera da sua audiência (qual valor de investimento precisa, por exemplo).

Pitch deck

O pitch deck é a apresentação de slides que dá suporte à fala.

Produzido em programas como PowerPoint, Keynote ou Prezi, o deck de slides oferece recursos visuais para a audiência, enquanto o empreendedor faz a sua apresentação.

Então, aproveite os slides para despertar a atenção dos ouvintes.

Use o layout da apresentação para mostrar a identidade do seu negócio, transmitir profissionalismo e ainda dar o toque de criatividade que pode ser o seu diferencial em uma sequência de pitches.

 

Como um coach pode ajudar a preparar um ótimo pitch?

Em um pitch, tão importante quanto mostrar o valor do seu negócio é mostrar o seu próprio valor.

Por isso, além de defender a sua ideia, você deve também transmitir confiança.

Um coach pode ajudar a preparar um ótimo pitch.

Com uma abordagem de desenvolvimento voltada ao autoconhecimento, o coaching permite que você explore suas potencialidades para alcançar seus objetivos rapidamente.

Dessa forma, você vai desenvolver suas capacidades de liderança, comunicação e persuasão, que são essenciais para um pitch.

Além disso, com o autoconhecimento, você vai se sentir mais seguro sobre si mesmo, preparado para qualquer desafio.

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