Network: Descubra 4 benefícios ao ampliar sua rede de contatos
Março 20, 2018
Como ser mais produtivo em 7 passos
Abril 18, 2018

Endereço fiscal; como economizar tempo e dinheiro para ter um?

Fique atento: a lei exige que qualquer CNPJ tenha um endereço fiscal para ser considerada regular.

Mas nem sempre é preciso alugar ou comprar um ponto comercial só para estar regularizado com a legislação, especialmente agora com muitos modelos de negócios virtuais. O endereço fiscal serve para o registro da empresa e é uma comprovação, inclusive jurídica, que a empresa existe. Ele não precisa necessariamente ser o ponto onde vai ocorrer a atuação da empresa, ou seja, a transação comercial. O endereço fiscal pode ser em um ponto e o endereço comercial ser em outro, por exemplo. Isso é totalmente permitido por lei.

Existem várias opções para registrar sua empresa de modo que ela tenha um endereço fiscal, inclusive alternativas bem mais econômicas, para você colocar seu negócio. Você pode optar:

  • Próprio endereço residencial; 
  • Alugar um escritório virtual;
  • Escolher por um coworking.

Tudo vai depender do enquadramento legal da sua empresa. Nem todo os tipos de negócios podem ter um ter um endereço fiscal em outro lugar. Vale lembrar que o endereço fiscal fica registrado até que os proprietários mudem essa informação nos órgãos competentes. Já o comercial pode ser alterado sem os proprietários terem que trocar em todos os órgãos ficais. 

Como economizar no endereço fiscal 

Empresas que estão começando, profissionais autônomos, freelancers ou pessoas que utilizam o home office podem aderir ao CNPJ  e manter a redução de custos optando por endereços fiscais usando o endereço da sua habitação ou optando pelo formato de escritórios virtuais e/ou em coworking. 

A primeira vantagem é a redução do custo de alugar um ponto comercial, além da diminuição da burocracia em se preocupar com contratos de aluguel por exemplo, fiador, contrato fiança, e etc. 

Quando você opta por pagar por esse serviço para um profissional que entenda do assunto, otimiza tempo e ainda ganha vantagens que podem ser caixa postal, serviço de correspondência, entre outros. Empresas que oferecem esse serviço de endereço fiscal, como o coworking workspace, por exemplo, já tem todas as inscrições nos órgãos necessários, sabem quais os procedimentos e impedimentos legais e está apta a realizar o procedimento de maneira mais rápida e prática.

Endereço fiscal no escritório virtual e no coworking

Os dois modelos têm quase as mesmas características e praticidade para serem usados. O escritório virtual é um modelo mais utilizado para quem trabalha a maior parte do tempo no sistema home office, mas precisa do endereço fiscal, serviço de correspondência e um ponto de referência para os clientes, podendo utilizá-lo esporadicamente para reuniões ou atividades pontuais.

O coworking segue a mesma linha, mas geralmente é usado por pessoas que fazem desse ponto seu escritório permanente, indo com mais frequência e utilizando seus serviços quase diariamente. Veja as vantagens de optar por endereços fiscais:

  • Agilidade e menos burocracia para registrar seu CNPJ nos órgãos competentes e garantir a legalidade do seu endereço fiscal;
  • Você se preocupa em pagar apenas o seu pacote e as taxas exigidas no contrato para que a equipe do coworking realize o seu cadastro;
  • O coworking já tem experiência e nome no mercado entre os órgãos competentes, o que agiliza o processo;
  • Redução de custo e burocracia, já que você não precisará se preocupar com contrato de locação, caução e mobiliário, além de ficar “preso” em um contrato por anos, ou seja, se preferir, pode mudar de endereço de forma rápida;
  • Fica localizado em uma área comercial sem ter que pagar caro por isso, já que coworkings são estrategicamente implantados em regiões de alto potencial para o comércio e negócios;
  • Credibilidade à sua marca, já que seus clientes verão e irão associar a sua empresa a um ponto físico bem localizado comercialmente e com uma ótima infraestrutura;
  • Segurança e organização da sua correspondência oficial pois coworkings possuem serviços especializados;
  • Você tem a comodidade de alugar salas de reuniões, treinamentos e outros espaços somente quando precisar, sem ter custos mensais fixos;
  • Você pode optar por serviços especiais como telefonista, recepcionistas, salas privativas e outras demandas conforme o crescimento da sua empresa, também sem altos custos ou mudanças e reformas estressantes. 

 

Antes de decidir, é sempre bom pesquisar e estudar com mais cuidado cada opção de acordo com os seus objetivos profissionais. 

Quer informações mais detalhadas? Entre em contato com a equipe do Work Space ou venha nos fazer uma visita para você conhecer este e outros serviços do nosso coworking. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *