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abril 3, 2018Estudos comprovam que o bom relacionamento com profissionais da sua e de outras áreas impactam diretamente no sucesso de uma carreira e de um negócio.
Para isso, é preciso entender que o networking é mais do que conhecer muita gente ou ter uma agenda recheada de contatos. Ele é a construção de relações interpessoais com pessoas do seu meio de atuação, com a troca de informações, experiências e, claro, do contato em si. A própria tradução, de maneira simplificada, quer dizer “rede de trabalho” (net = rede; work = trabalho). Estabelecer essa rede de contatos facilita sua atuação porque permite você saber como e de quem pedir auxílio em um momento necessário. Além disso, permite um intercâmbio de experiências e a divulgação dos seus talentos para outros profissionais.
Uma pesquisa da Right Management, consultoria especializada em gestão de talentos e carreira, afirma que 70% das contratações são resultados de um bom networking. O empreendedorismo segue com a mesma porcentagem. Afinal, para consumir algo ou contratar uma pessoa ou serviço é preciso primeiro conhecer, para depois confiar.
Para ficar dar mais clareza às vantagens do networking, selecionamos quatro benefícios ao investir nessa ferramenta:
- Conhecer possíveis colaboradores e parceiros: É impossível ser expert em todos os assuntos e, em alguma ocasião, haverá dúvidas e incertezas na sua trajetória. Uma boa rede de contatos com profissionais de excelência de outras áreas vai acelerar o processo na buscar soluções justamente por eles terem uma maior vivência onde você não tem. Assim como você mesmo pode ser aquele parceiro que outra empresa busca pela sua qualidade técnica;
- Ampliar a sua visão: O networking estimula você a se manter informado, buscar mais conhecimento e ter assunto para discutir com a sua rede de contatos. Bem como quem participa dela, também tem esse interesse. Tudo isso ajuda a sair da zona de conforto em busca de mais conteúdo e isso amplia a sua visão de carreira e negócios;
- Troca de experiências: Informações mais detalhadas de outros “cases” e modelos de negócio ajudam a ter mais ideias e analisar erros e acertos de outras experiências. Essa troca entre os membros da rede de contato também acelera o processo de aprendizado e agrega conhecimento aos participantes;
- Mostrar sua expertise: Indiretamente você acaba fazendo seu próprio marketing pessoal, apresentando seus talentos, experiências e expertises. É o momento ideal para “vender o seu peixe” sem parecer propaganda, afinal, há uma troca de conteúdos por meio do relacionamento, da amizade e da atenção entre os participantes.
Duas formas são bem eficazes para fazer uma rede de relacionamentos forte. Uma delas é a participação em eventos, palestras e encontros relacionados aos temas de seu interesse. Outra é trabalhar em um coworking, que permite você ter contato diariamente com profissionais das mais diversas aéreas e com vivências diferenciadas.