Estudos comprovam que o bom relacionamento com profissionais da sua e de outras áreas impactam diretamente no sucesso de uma carreira e de um negócio.
Para isso, é preciso entender que o networking é mais do que conhecer muita gente ou ter uma agenda recheada de contatos. Ele é a construção de relações interpessoais com pessoas do seu meio de atuação, com a troca de informações, experiências e, claro, do contato em si. A própria tradução, de maneira simplificada, quer dizer “rede de trabalho” (net = rede; work = trabalho). Estabelecer essa rede de contatos facilita sua atuação porque permite você saber como e de quem pedir auxílio em um momento necessário. Além disso, permite um intercâmbio de experiências e a divulgação dos seus talentos para outros profissionais.
Uma pesquisa da Right Management, consultoria especializada em gestão de talentos e carreira, afirma que 70% das contratações são resultados de um bom networking. O empreendedorismo segue com a mesma porcentagem. Afinal, para consumir algo ou contratar uma pessoa ou serviço é preciso primeiro conhecer, para depois confiar.
Para ficar dar mais clareza às vantagens do networking, selecionamos quatro benefícios ao investir nessa ferramenta:
Duas formas são bem eficazes para fazer uma rede de relacionamentos forte. Uma delas é a participação em eventos, palestras e encontros relacionados aos temas de seu interesse. Outra é trabalhar em um coworking, que permite você ter contato diariamente com profissionais das mais diversas aéreas e com vivências diferenciadas.