Coworking na pandemia, vale a pena?
novembro 30, 2020
Espaços de Coworking facilitam o networking
março 17, 2021

Coworking e suas oportunidades para o crescimento de empresas

Com o crescimento dos espaços de coworking no Brasil, empresas e empreendedores conseguem reduzir seus custos e usufruir deste espaço compartilhado da mesma, ou até melhor, forma que em um escritório convencional.

Conseguindo altos percentuais de crescimento expressivo em suas atividades e oportunidades criadas dentro do próprio ambiente compartilhado, o ​coworking está revolucionando​ o método antigo de trabalho.

Há uma lista de empresas de coworking em Curitiba e no nosso país como um todo, onde profissionais independentes e pequenas empresas trocam oportunidades diárias através do networking.

E você que já sabe como o coworking funciona, que é um frequentador assíduo das salas compartilhadas ou privativas, já conseguiu criar um certo network, será que de repente não é neste ambiente que a grande oportunidade da sua empresa está?

Olhe ao seu redor, perceba os demais profissionais que estão próximos, os que você já conhece, se aproxime dos que não conhece e descubra o que pode acontecer de bom para vocês através de uma grande parceria.

Digo isto, pois foi assim que pequenas empresas se tornaram grandes. E eu vou te contar quais.

Grandes empresas que começaram em escritório compartilhado

Muitos ainda perguntam o que é coworking, entretanto os que já sabem, devem entender o que ele pode oferecer.

No ano de 2015, existiam apenas 238 espaços no Brasil. Três anos depois este número quadruplicou representando um aumento significativo de 48%, segundo a pesquisa Censo Coworking Brasil 2018

Em sua maior parte, os escritórios compartilhados são frequentados por empresas de tecnologia devido ao ambiente moderno e dinâmico, mas existem outros setores que também podem aproveitar.

Gerando assim uma diversidade de oportunidades onde se tem acesso a novos talentos, conhecimentos, geração de negócios e depois até obter como resultado a abertura de sua própria sede.

Um dos objetivos da procura de um espaço de coworking é reduzir custos, assim fizeram os sócios da Diálogo Logística que começaram sua empresa em 2015 com duas pessoas em um coworking em Porto Alegre – RS. Após 4 anos, possuem mais de 100 colaboradores em suas quatro sedes.

Esta informação pode ser conferida na própria página do Facebook da empresa.

É bem possível que você já tenha solicitado um passeio de carro por aplicativo e se fez isto, provavelmente foi com a Uber.

Essa mesmo, a Uber começou em um espaço de coworking em Nova York e depois em São Francisco. Inicialmente sua equipe possuía 8 integrantes que trabalhavam em um coworking chamado Rocket Space.

A Spotify uma ​startup modelo​ de tecnologia que também começou no Rocket Space e atualmente seu serviço de streaming atinge mais de 159 milhões de usuários, com uma receita anual de $ 5 bilhões (2017) é um grande exemplo da eficiência do networking feito nos melhores coworkings.

E quem diria, ele também. O grande revolucionário das plataformas de mídia social criado em um ambiente compartilhado chamado Dogpatch Labs criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e posteriormente vendido ao Facebook por US % 1 bilhão. Sim, o Instagram.

Desde 2015 a Coworking Brasil realiza um mapeamento sobre a evolução do mercado de trabalho compartilhado no país.

Houve um crescimento de 25% em 2019 com relação ao ano anterior e isto independente de estarmos ou não em crise. E com isso houve um amadurecimento destes espaços que obtiveram como resultados um bom faturamento e lucratividade.

Sendo Curitiba a quinta cidade do país em número de coworkings. Ou seja, os coworkings estão crescendo e as empresas que ali estão, também. Quer fazer parte disso?

Então vou te dar umas boas dicas que vão te ajudar e muito a escolher o seu espaço.

3 super dicas de como escolher um coworking

Então, quais seriam os motivos para escolher um espaço compartilhado que possa me deixar a vontade para ter uma boa produtividade?

Tenha certeza que estas 03 super dicas irão lhe ajudar a escolher a melhor opção.

  1. Comodidades
  2. Ambiente
  3. Wifi de alta velocidade
  4. Dica bônus

Comodidades

É muito importante antes de realizar o contrato questionar sobre certos itens extras que podem ser úteis, como carregadores de celular ou tomadas próximas, projetores, quadro branco. Pergunte se o serviço de impressão está incluso no valor, se há cozinha ou local próprio para refeição, espaços privativos, telefones ou qualquer outra coisa que possa facilitar o seu trabalho.

Por exemplo, o Work Space Curitiba ​foi pensado para atender à necessidade dos diversos ramos profissionais, com mobiliário ergométrico e decoração inspiradora. O Work Space conta com:

Uma coisa que afeta sua produtividade é estar em um ambiente que não possui uma iluminação correta. A temperatura muito alta ou muito baixa pode te deixar desconfortável para trabalhar e isso sem falar que alguns ruídos, mesmo não sendo tão constantes, afetam e muito a sua produtividade e principalmente criatividade.

Mesmo estando ansioso para assinar logo o seu contrato e começar a trabalhar, não esqueça de visitar o local e prestar atenção nestes itens para que você não perca a concentração nas suas tarefas.

Wifi de alta velocidade

Não importa muito se você está usando a internet para enviar alguns e-mails ou fazer campanhas de vendas, é importante ter uma alta velocidade de conexão por questão de otimização de tempo.

Dica bônus

Um bom café

Além de um bom espaço de trabalho para se concentrar, precisamos de uma pausa. E nada melhor do que tomar um café, certo?

No ​Work Space Curitiba​ independente do plano que você faça, oferecemos como cortesia água e um delicioso café para lhe ajudar a se manter ativo.

Estes foram apenas alguns quesitos que se deve ter, na sua escolha, mas acredito que ainda você pode estar se perguntando qual o real motivo de migrar a minha empresa para um coworking.

Por quê devo migrar minha empresa para um coworking

De acordo com o cenário atual, entre crises e vírus, muitas empresas precisaram diminuir seu orçamento.

Infelizmente algumas tiveram que abrir falência, pois não conseguiram se sustentar devido aos seus longos contratos de aluguel.

Em uma reportagem da CNN Brasil, 600 mil pequenas empresas fecharam as portas, efeito causado pelo novo corona vírus. É o que aponta a pesquisa feita pelo Sebrae.

Por outro lado, há um percentual de empresas que fogem a esta estatística, pois optaram pelo ambiente compartilhado.

As vantagens de um coworking são grandes para uma empresa, pois possui ​uma estrutura com instalações modernas, decoradas e planejadas​ para atender diferentes tipos de profissionais e modelos de negócios, como é o caso da Work Space.

Fazendo com que assim, você se sinta em um ambiente de escritório, mas não convencional como de costume devido a serviços extras oferecidos e certos mimos.

De certa forma se torna um pouco errado pensar que demitir funcionários é o suficiente para a redução de custos, entretanto ao optar por um espaço compartilhado a redução de custos pode ser maior que o esperado e mais que o suficiente para que a empresa se mantenha ativa no mercado.

Outra situação que faz diferença, é quanto ao aluguel. Em coworking evita-se muita burocracia e contratos longos, que normalmente são feitos até por um ano com a opção de contratação de serviço mensal ou por hora e sem multa contratual em caso de cancelamento.

E nova tendência para os locais de trabalho compartilhado está vindo de empresas que alugam determinados espaços em coworkings para alocar um departamento inteiro. É um acontecimento que tem se tornado recorrente e vem ganhando força entre os empresários que estão depositando sua confiança nos espaços compartilhados.

Num geral, tanto profissionais independentes como empresas estão tendo uma maior representatividade em seus negócios devido ao ambiente de coworking, segundo uma pesquisa feita pela revista online Deskmag.

Em sua pesquisa ela revela que 71% dos entrevistados tiveram um aumento de criatividade e 68% dos profissionais, obtiveram uma melhoria na concentração após começarem suas atividades em um espaço de trabalho compartilhado.

No coworking seu funcionário rende mais, sua equipe passa a ter foco total nas atividades e o resultado disto, não é outro, se não bons resultados.

Por isso para comprovar essa minha informação é muito importante que você leia a próxima postagem onde eu falarei sobre

Referências:

https://www.coworkingresources.org/blog/successful-companies-that-started-in-coworking-spaces

https://coworkingbrasil.org/censo/2019/

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/04/09/mais-de-600-mil-pequenas-empresas-fecharam-as-portas-com-coronavirus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *