10 dicas para planejar uma boa reunião de negócios
setembro 30, 2019
5 tendências de empreendedorismo para 2020
novembro 11, 2019

Start-Ups – Como funciona esse modelo de negócio

Várias empresas pequenas vem ganhando espaço no mercado e chamando a atenção com resultados rápidos e com pouco investimento. Elas são chamadas de start-ups, um novo modelo de negócio que está revolucionando o mercado de trabalho.

As start-ups surgiram com uma proposta de pouco custo para o trabalho. Então normalmente são equipes pequenas e empenhadas. A ideia principal é ser uma empresa inovadora que busca crescer com menos custo.

Para ser considerada uma start-up é necessário apresentar um modelo de negócio, um produto ou um serviço diferentes de tudo que já existe no mercado, normalmente é por isso que elas crescem tão rapidamente.

Com o objetivo de atingir um grande número de pessoas num curto período de tempo, elas utilizam a internet como ferramenta chave para manter o custo baixo. Elas também devem ser flexíveis, para se adaptar ao que os clientes necessitam e oferecer serviços que fidelizam as pessoas.

Antes de abrir uma start-up é necessário ter algum planejamento pré definido, assim como para abrir qualquer empresa. A diferença é que as start-ups não necessitam de grandes investimentos, pelo menos em um primeiro momento.

É essencial determinar qual o seu produto principal, de onde virá a receita do seu negócio, quantos profissionais serão necessários para a empresa funcionar e quais as principais atividades de cada um.

Cada um desses aspectos, quando definidos, tem uma importância dentro do negócio e ajudam muito no funcionamento da start-up. O ideal é traçar um objetivo, ter um palno de negócios e buscar o sucesso.

Uma característica da maioria das start-ups é que o custo do serviço oferecido independe da quantidade de clientes, ou seja, se a empresa atingir seu objetivo de alcançar muitas pessoas em pouco tempo e oferecer seu serviço à elas, o custo de produção não se altera significativamente. Normalmente os serviços são cíclicos, fazendo com que os clientes se fidelizem.

Por mais que pareça simples e atrativo, o mercado atual é incerto. Para que uma start-up tenha sucesso é preciso ter uma ideia completamente inovadora e que surja como uma solução na vida das pessoas, um diferencial exclusivo. Mas não só isso.

A equipe por trás de uma start-up deve ser dinâmica, esforçada, comprometida e com facilidade de se comunicar e se adaptar às mudanças que podem ser necessárias. Todos devem estar cientes da instabilidade do negócio e de que em alguns casos é preciso mudar o produto ou alterá-lo para que ele cumpra o seu objetivo, que é atingir o público.

Se você possui uma boa ideia, força de vontade e está disposto a enfrentar os desafios do mercado atual então está pronto para abrir sua start-up!

Mulheres empreendedoras

 Como explicamos, abrir sua empresa não é nada fácil e quem deseja ser empreendedor tem que estar preparado para os desafios. Mas são ainda maiores os desafios enfrentados por uma mulher empreendedora, porém isso não impede que muitas alcancem o sucesso e sejam reconhecidas pelo seu trabalho!

Nos últimos anos o número de mulheres empreendedoras cresceu muito em todo o mundo, hoje cerca de 30% das empresas tem uma mulher a frente do negócio. Por mais que sejam diversos os problemas enfrentados por elas, aos poucos o mercado tem se acostumado com a presença feminina.

Caminhamos, mesmo que a passos lentos, para uma ascensão cada vez maior da mulher como empreendedora. Então se você é mulher e se sente preparada para abrir a sua start-up, vá em frente e conquiste o seu sonho!

Locais para minha empresa
Como as start-ups tem como objetivo um baixo investimento e pouco custo de produção, às vezes o aluguel de um imóvel pode pesar muito no orçamento e comprometer outras áreas da empresa. Por isso, uma opção muito válida e que está sendo adotada por muitos empreendedores são os espaços de coworking.

Além de possuir um espaço fixo para o seu trabalho, se livrando das distrações do home office, esses espaços de trabalho compartilhados propiciam a criatividade, a inovação e o contato com profissionais de diferentes áreas.

Ficou interessado? Conheça os planos e condições da WorkSpace Curitiba!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *