Como ser mais produtivo em 7 passos
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maio 16, 2018Ambiente profissional limpo, com decoração estimulante e funcional, e convivência com pessoas motivadoras, geram consequências positivas na produtividade.
Esses são apenas alguns dos fatores relacionados ao ambiente profissional que engloba aspectos como conforto, bom funcionamento dos equipamentos, comunicação eficaz, novos desafios entre outros aspectos físicos e relacionais.
Uma pesquisa, realizada pelo site Trabalho.com e divulgada pelo jornal O Globo, mostra que 52% dos brasileiros creditam seus bons resultados a boa convivência com os colegas e gestores. Se sentir bem no ambiente profissional é considerada, de modo geral, um fator motivacional a muitos profissionais no Brasil.
Por que é importante trabalhar em bom ambiente?
Em geral, a maioria das pessoas passam 1/3 da vida no trabalho. Isso quer dizer, diretamente, que ela está afastada das pessoas que mais amam, do seu lar, das atividades que mais lhe dão prazer. É preciso que isso seja compensado não apenas financeiramente.
Outra pesquisa, desta vez realizada pela Globoforce (em parceria com a MarketTools) com 700 pessoas em 2014, mostrou que a amizade e o coleguismo ajudam na produtividade. Entre os ouvidos, 93% consideram importante a opinião dos colegas na tomada de decisões e os 61% contaram com essas pessoas para superar momentos difíceis. Além disso, 95% afirmam ter, pelo menos, uma amizade no trabalho. Apenas 24% dos entrevistados informaram não ter amigos no trabalho. O estudo mostrou um alto índice de relacionar o bom convívio com os colegas profissionais como geração de felicidade: 89% considera que a qualidade de vida é diretamente influenciada pelo local de atuação profissional.
Um bom ambiente profissional evita o funcionário a procurar comportamentos de riscos fora da atividade profissional, como fumar, comer demais, fugir da atividade física e buscar o abuso de álcool. Geralmente ele recorre a essas válvulas de escape para aliviar o estresse, o que gera danos à saúde, afeta a disposição física, emocional e psicológica para desenvolver sua função.
Como ter um bom ambiente de trabalho?
Listamos alguns itens considerados por especialistas como fundamental para gerar um local profissional agradável e motivador, capaz de estimular profissionais de diversas áreas:
- Espaço físico: Ter um ambiente limpo, organizado e funcional é fundamental para que qualquer pessoa se sinta confortável. É preciso ter um layout harmônico e estimulante. Cores adequadas e organização de documentos e ferramentas de trabalho ajudam a otimizar tempo e agilizam a atuação da pessoa. É importante também ter áreas de “ escape” para pequenos momentos de descanso, como um jardim, um poltrona, um copa para se alimentar, ou qualquer outra área destinada a este fim.
- Integração: A pessoa precisa se sentir parte daquele projeto, equipe e lugar. Conhecer os setores, ter informações sobre o local, a função dos outros colegas e os objetivos da empresa é fundamental para que ela se sinta integrada e peça importante naquela engrenagem. Se sentindo um item de todo aquele sistema, ela se sentirá mais motivada a cumprir suas metas.
- Contato com outros profissionais: as pessoas são dinâmicas e precisam ser estimuladas com novas ideias, diferentes perspectivas e interação com outros colaboradores. Isso tanto pode ser estimulado internamente, com palestras, encontros, reuniões e cursos, ou até mesmo o bom e certeiro happy hour e outros momentos de integração social. Almoçar ou tomar um cafezinho juntos também favorece a essa conexão.
- Network: O acesso a profissionais de outros conhecimentos, inclusive de fora da empresa, também é um fator importante para gerar contatos e idéias. Estimulam a criatividade, o conhecimento técnico e novos desafios. Pessoas motivadas voltam para empresa ainda mais dispostas a colaborar e interagir com outros colegas, gerando, assim, um bom ambiente de trabalho.
- Respeito: Ser respeitado, tratado com educação e ter a oportunidade de expressar sua opinião é uma forma de a pessoa ganhar confiança e se sentir valorizada no ambiente de trabalho. Essa é uma cultura que pode ser estimulada por todos, especialmente pelos dirigentes.
- Atitudes positivas: Assim como o respeito, estimular ações como colaboração, ou seja, disponibilidade para ajudar; evitar palavras agressivas e reclamações; encarar os problemas como desafios e estimular a superação do mesmo, bem como sempre dar feedback e estar aberto a sugestões, são inciativas eficazes e positivas que contribuem com a harmonização do ambiente.
Para quem atua sozinho, é empreendedor, autônomo ou possui equipes menores, um coworking é uma boa oportunidade de ter esse ambiente interativo, com o convívio com profissionais variados e menos custos para manter um escritório com uma decoração agradável e equipamentos modernos.
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