O poder extraordinário do trabalho colaborativo para fortalecer a inteligência emocional e a mindset de empresas e indivíduos
março 21, 2019Pitch: O que é, Principais Tipos e Como Elaborar o Seu
abril 27, 2019Que o coworking já deixou de ser tendência e está consolidado como um espaço produtivo de trabalho, você deve estar cansado de saber.
Os números do setor – sempre em expansão – mostram que esses escritórios compartilhados vieram para ficar. Só no Brasil, o aumento no número de coworkings foi de 52% de 2015 para 2016, e 114% de 2016 para 2017, segundo o Censo Coworking Brasil.
Levando em conta esse cenário de pura expansão, gostaríamos de propor uma reflexão sobre como o coworking está criando uma nova filosofia de trabalho e – por que não? – de vida.
Uma nova forma de trabalho
O coworking está revolucionando o jeito como trabalhamos ao proporcionar um ambiente para a troca de ideias, relacionamentos e projetos. Muito além da comodidade de ter um lugar para tocar seu negócio a um preço acessível, as pessoas acabam impactando a vida uma das outras de uma forma muito positiva. Isso tudo graças ao networking e a colaboratividade.
As práticas do coworking também têm sido incorporadas por grandes corporações. Natura e Johnson & Johnson são exemplos de empresas que estimulam a interação entre pessoas de diferentes áreas.
Crescimento além da crise econômica
O coworking deu tão certo que é um dos mercados que têm conseguido crescer apesar da crise econômica.
Pessoas que perderam empregos começaram a empreender. Os escritórios compartilhados apareceram como uma alternativa viável para fixarem seus negócios. Tudo isso por causa da comodidade de pagar uma mensalidade e ter acesso à toda infraestrutura necessária. Sem contar nas infinitas possibilidades de relacionamento profissional.
Novas tendências para um mercado novo
Outra característica que torna o coworking ainda mais interessante é o coworking-club. O coworker paga uma mensalidade fixa e, além de acesso a toda infraestrutura, conta com serviços extras, como aulas de spinning, yoga, acesso a cafés e livrarias.
Os coworkings também têm apostado na segmentação. espaços que concentram no mesmo ambiente empreendedores, serviços, recursos e conteúdos focados em uma determinada área de atuação. Tem coworking para designers, arquitetos, mães, advogados e até chefs de cozinha.
FAÇA PARTE DE NOSSA COMUNIDADE
O modelo de negócio dos coworkings têm agregado valor para todo o ecossistema ao difundir a cultura da colaboratividade, onde cada profissional pode contribuir para o projeto do outro, ajudando a transformar o mundo em um lugar melhor. Um modelo que faz parte de um movimento conectado à economia criativa, e bastante revolucionário.