
Trabalhar em casa é melhor que Coworking?
junho 21, 2021
O mundo do metaverso
abril 19, 2022A tradução literal é “escritório em casa”, mas Home Office não precisa ser necessariamente em casa.
Existem outros termos que podemos utilizar para esta modalidade, como, Trabalho Remoto, Teletrabalho, Trabalho à Distância, entre outros.
O conceito de Home Office é quando a pessoa trabalha da sua própria casa ou de algum outro lugar fora da estrutura convencional de uma empresa, como o Coworking, que é um espaço organizado e preparado para receber estes profissionais que podem ser freelancers, autônomos, funcionários de uma organização ou a própria organização/empresa que queira economizar e se estabelecer de forma prática, econômica e segura.
Quando as tecnologias do computador, internet e celular foram popularizadas, o Home Office surgiu nos Estados Unidos, possibilitando que qualquer pessoa tivesse condições de trabalhar em local fora da empresa, como a própria casa. Com o passar do tempo e os custos tecnológicos caindo, foram se intensificando e se alastrando para vários outros ambiente além da casa, como cafés, coworkings, bibliotecas, etc.
Sem prejuízo para a produtividade e priorizando o ambiente confortável, os adeptos ao Home Office contam atualmente com programas e sofwares sofisticados para o melhor desempenho organizacional. A maior procura ocorreu, recentemente, durante a pandemia mundial causada pela COVID-19, onde muitos escritórios fecharam para dar lugar ao Home Office.
No Brasil, o modelo de Home Office surgiu, oficialmente, em 1997 durante o Seminário Home Office/Telecommuting – Perspectivas de Negócios e de Trabalho para o Terceiro Milênio.
Em 1999, foi fundada a SOBRAT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.
Nesse período, começava a popularização do acesso a internet e a computadores pessoais. Em 2017 (Lei 13.437), o Teletrabalho, como o Home Office é chamado na lei, foi regulamentado na Consolidação das Leis do Trabalho.
Surgindo um avanço desta modalidade em nosso país.
Além disto, ele continua em plena ascensão nos grandes centros, principalmente onde evitando o deslocamento gasta-se menos tempo e economiza-se dinheiro; para aqueles adeptos à sustentabilidade, também podemos dizer que diminui a poluição devido ao menor tráfego.
Uma das tendências observadas neste início de 2022, é que as pessoas ainda buscam trabalhar em casa mas na necessidade de reuniões presenciais ou treinamentos estão procurando os Coworkings para locação temporária de salas; sendo assim, economizam na estrutura e ao mesmo tempo estes espaços oferecem conforto e segurança aos participantes.
Com certeza, é uma modalidade que veio para ficar e facilitar a vida de todos.
Fonte de consultas: portaliso.com