Qual a importância da formação de networking no coworking?
setembro 27, 2018Os desafios do empreendedorismo feminino
outubro 24, 2018Empreendedorismo Feminino
Lugar de mulher é no mundo dos negócios! Sim, o empreendedorismo feminino finca suas raízes e mostra, cada vez mais, seu potencial. Ser multitarefa, construir relacionamentos e ter espírito colaborativo são apenas algumas das características essenciais para empreender ou desenvolver uma carreira de sucesso dentro das empresas.
A grande vantagem das mulheres é que desde sempre elas são estimuladas a desenvolver essas capacidades.
Os dados brasileiros
Os dados sobre empreendedorismo feminino mais recentes são de 2014, quando o Brasil já tinha quase 8 milhões de mulheres que abriram micro e pequenas empresas. Não é difícil imaginar que esse cenário se expandiu desde então. Em 14 anos, o número cresceu 34%!
O estudo do Sebrae mostra também que elas ocupam 43% dos cargos de gerência, apesar de serem a maior parte da população brasileira. O perfil das empresárias mostra ainda que a maioria é jovem: cerca de 40% tem menos de 34 anos.
Uma palavra que define tudo: sororidade
Se existe uma palavra que define essa ascensão do empreendedorismo feminino a nível mundial é sororidade. Sem essa ajuda mútua que existe entre as mulheres, talvez não teríamos os mesmos resultados positivos.
Os coletivos têm sido o principal instrumento para conquistar mais espaço no ambiente corporativo. Esses grupos traduzem o conceito que envolve o termo “sororidade”, promovendo o companheirismo, a empatia e a união em prol de objetivos comuns.