Cooperação ou Competição? Eis a questão!
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março 29, 2019Você já deve ter ouvido falar em palavras como economia colaborativa, inteligência coletiva, crowdsourcing e crowdfunding, certo? Todos esses conceitos estão associados a um mesmo fenômeno: a colaboração.
Na prática, a maioria de nós tem pouco conhecimento sobre o que é trabalho colaborativo, mas nós fazemos parte de um mundo em que podemos visualizar claramente o poder da colaboração e quanto melhor aprendermos a colaborar, mais bem-sucedido seremos.
Porque colaborar
Segundo Vince Lombardi, um dos mais bem-sucedidos técnicos de futebol americano de todos os tempos, o “compromisso individual com um esforço de grupo – é o que faz uma equipe funcionar, o trabalho de uma empresa, o trabalho de uma sociedade, e de uma civilização funcionar”.
Esse é uma verdade incontestável: pessoas juntas conseguem alcançar coisas que as pessoas sozinhas não conseguem. O poder está na força da coletividade.
A capacidade de colaboração é requisito fundamental para uma vida de realizações. Colocar projetos em prática e alcançar objetivos pode se tornar algo impossível quando se age sozinho.
Nós podemos fazer muita coisa sozinhos, porém, sucesso consistente e duradouro requer boas doses de colaboração.
Pessoas e causas que se beneficiam da força da colaboração
Muitas pessoas, grupos e projetos têm utilizado técnicas colaborativas para abordar e resolver problemas de forma mais rápida, barata e criativa, por exemplo:
Pessoas comuns e projetos sociais – Um dos exemplos mais famosos e bem-sucedidos de trabalho colaborativo criado por uma inciativa social é a Wikipédia. Segunda a definição do próprio site “a Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável, que todos possam editar e melhorar”. O ceticismo que iniciativas como o Wikipédia geravam no início se tornou admiração e esse tipo de colaboração, conhecida como crowdsourcing, tem se tornado incrivelmente comum.
Projetos de pequena escala que começam com a ação individual e buscam recursos da comunidade também se beneficiam da colaboração. Um bom exemplo disso é a ação dos protetores independentes de animais que agem de forma individual e autônoma, mas contam com o auxílio da comunidade através de redes de comunicação online para manterem seu trabalho através do crowdfunding, ou seja, o financiamento coletivo.
Empresas – Podemos observar que o grupo de membros de uma empresa é muitas vezes chamado de colaboradores e isso acontece por que colaborar significa trabalhar com uma ou mais pessoas em um projeto ou empreendimento para alcançar um objetivo comum. E uma empresa existe basicamente com o mesmo propósito. Ou seja, fazer parte de uma empresa já é um ato de colaboração.
Mas empresas também têm tirado proveito da colaboração com pessoas de fora. O uso de fontes externas de inovação, como clientes, defensores da marca, e até competidores é definido como inovação aberta. Um bom número de corporações usa atividades de inovação aberta para coletar ideias brilhantes para seus negócios.
A colaboração, portanto, pode ir além do tradicional trabalho em equipe.
Esse processo diz respeito a atitude e ao modo como um grupo de pessoas contribui para um objetivo comum.
Muitas das técnicas de colaboração dependem e utilizam as ferramentas digitais de comunicação para promover o “encontro” e aproximar um grupo de indivíduos que, muitas vezes, estão separados pela distância geográfica em torno de um objetivo comum. Mas o trabalho colaborativo também é um modo de atuação, um tipo de cultura que pode ser desenvolvido dentro das empresas e organizações. Esse processo implica, portanto, em um modo de pensar e agir e, por isso, existem metodologias de colaboração adequadas para cada tipo de objetivo.
Consequências do trabalho colaborativo para empresas
A colaboração bem-sucedida é centrada em três aspectos principais: cultura, processo e ferramentas.
Agora mais do que nunca a filosofia da colaboração tem sido absorvida pela cultura de muitas organizações. Ela deve, em alguma medida, ser parte integrante do DNA de todas as empresas que querem sobreviver e prosperar.
Os três principais benefícios de se promover a colaboração para empresas e projetos são três:
– Aumento da produtividade – em um estudo de 2018 da BusinessWeek, 82% dos profissionais relataram que precisavam fazer parceria com os outros durante todo o dia para realizar seus trabalhos. Utilizar técnicas e ferramentas de colaboração, portanto, facilita o aumento da produtividade.
– Aumento da criatividade – colaboração é uma forma eficaz de aumentar a criatividade. Membros da equipe motivam uns aos outros a pensar em maneiras diferentes, assim, fazendo o time chegar onde nenhum indivíduo poderia ter chegado sozinho. Equipes multidisciplinares são fundamentais para determinados projetos.
– Aumento da inovação – as empresas que praticam a colaboração são as empresas que rompem . Elas estão criando o caminho para um futuro que nenhum de nós pode prever.
– Promove e fortalece uma mindset de crescimento – ambientes em que o trabalho em grupo é mais valorizado e recompensado do que a genialidade individual reduz o nível de competição e promove a confiança dos indivíduos em seus colegas e superiores, assim, promovendo uma mindset organizacional de crescimento.
No entanto, a colaboração não significa necessariamente que todo mundo esteja fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo e no mesmo lugar.
As empresas, As vezes, podem saturar suas equipes com o trabalho colaborativo. Os trabalhadores são atolados com uma série infinita de reuniões, e-mail, telefonemas e outras formas de comunicação online. Então, colaboração é uma técnica que precisa ser bem administrada, caso contrário, pode gerar distração.
Formas de promover a colaboração: ferramentas, técnicas e métodos
Existem várias ferramentas, técnicas e métodos que podem ajudar na prática do trabalho colaborativo. Eis algumas:
– Reuniões – a mais tradicional e conhecida forma de colaboração são as reuniões. O contato “face-a-face” é muito importante para o desenvolvimento da colaboração. Isso porque, essa aproximação mais “humana” ajuda os indivíduos a entender os membros da equipe e contribuir com eles. As reuniões podem acontecer de forma presencial ou virtual.
– Ambientes compartilhados dentro e fora de empresas (espaços abertos e coworking) – Essa é uma tendência que tem se tornado cada vez mais popular dentro e fora das empresas e que tem apresentado ótimos resultados. Não se trata de espaços subdivididos, mas, sim, de ambientes realmente integrados onde os indivíduos possam interagir e trabalhar.
– Ferramentas digitais de comunicação e gestão de projetos – atualmente existem várias plataformas que tornam o trabalho colaborativo mais fácil e prático, como, por exemplo, o Google Docs, Slack, Trello. Esses softwares visam justamente permitir que os colaboradores compartilhem suas ideias de maneira mais prática, mesmo longe um do outro.
Essas são apenas algumas formas de incentivar o trabalho colaborativo.
Fonte: Beatriz Rustiguel da Silva
Professora, formada em comunicação social, especialista em Métodos e Técnicas de ensino e autora.