Benefícios do coworking para o seu startup, você sabe quais são?
agosto 13, 2018Endereço fiscal e comercial, você conhece a diferença?
setembro 12, 2018Cada vez mais observamos o aumento do número de pessoas que se arriscam com o processo de abertura no próprio negócio. A crise econômica que ainda afeta o país fez com que muitos perdessem o acesso a empregos formais e o empreendedorismo se tornou uma alternativa para garantir não somente o pagamento das contas, mas também para manter o nome ativo no mercado. E para os que fazem parte da mencionada estatística, recomenda-se a leitura dos fatos a seguir, os quais comprovam que o coworking é ideal como investimento próspero.
COMO CONQUISTAR SEU LUGAR NO ESPAÇO COWORKING
Tendo em vista o porte de sua empresa ou a estrutura requerida por seu negócio autônomo, escolha o local que mais será favorável ao seu desenvolvimento profissional. Analise as regiões que lhe chamaram a atenção e pesquise sobre bairros onde seu público-alvo reside, trabalha ou circula.
Essa dica também é válida para optar pelas distintas estruturas que os espaços coworking oferecem. Afinal, o valor do investimento está intrinsecamente ligado ao tamanho da sala ou ao número de assentos em mesas compartilhadas.
O coworking é ideal tanto para você que possui a agenda rigorosamente definida, quanto para você que possui horas ativas flutuantes. Para o primeiro caso, existem pacotes fechados de pagamento mensal, o que pode ser financeiramente atraente para quem não aprecia surpresas no final desse período. Já para o segundo caso, a flexibilidade se encontra no pagamento variável – arca-se com os custos somente das horas em que o espaço compartilhado foi de fato usado (dentro ou fora do chamado “horário nobre”).
OS BENEFÍCIOS DO ESPAÇO COWORKING
O conceito de compartilhamento do espaço de trabalho prevê o acesso igualitário de uma estrutura favorável à produção e ao lucro – seja você profissional independente ou gestor de uma pequena empresa em fase inicial ou de ascensão. O coworking é ideal por proporcionar múltiplos benefícios simultâneos, assim como:
- Recursos básicos que incluem serviço de copa e recepção;
- Disponibilização de salas direcionadas para reuniões e apresentações;
- Segurança e monitoramento dos ambientes compartilhados;
- Estímulo da formação de networking por meio da convivência com perfis variados;
- Mescla de ambiente que entrega a comodidade do home office aliado à seriedade do escritório;
- Oportunidade de divulgação de portfólio e fechamento de parcerias estratégicas.
OS DIFERENCIAIS DO COWORKING
Modelos de contratação formal, conforme previsto por meio da assinatura de carteira de trabalho, determinam exatamente onde o profissional seguirá com sua rotina. O coworking é ideal quando existe autonomia no processo de obtenção de renda associado à busca pela estrutura de um bom escritório. Nota-se a ausência de discriminação quanto à área de atuação dos indivíduos, sendo que diferentes segmentos mercadológicos podem conviver tranquilamente lado a lado – é a verdadeira consolidação do conceito de espaço de trabalho compartilhado.
A menos que você traga uma equipe enxuta de colaboradores para o espaço coworking, não é observada qualquer forma de hierarquia opressora. O convívio de trabalho ocorre perante o profissionalismo e sem qualquer tipo de subordinação pré-existente. Cada um é seu próprio chefe e dono de sua agenda, processos e rotina. O único que pode lhe cobrar por resultados ou exigir melhor performance é você mesmo.
A QUESTÃO FINANCEIRA
Como já se deve imaginar, se o espaço é compartilhado, os gastos também são. Essa é uma afirmação correta e vantajosa para os profissionais que não possuem interesse em dispender grandes quantias para ter um canto para praticar suas atividades. Assim, o coworking é ideal para quem trabalha por conta própria e ainda carece de um endereço comercial para chamar de seu.
O ar propício e convidativo de um ambiente organizado chama a atenção de empreendedores econômicos e que não veem problema algum em dividir os gastos previstos pelo coworking. Todos rateiam igualmente os valores pagos para arcar com conta de água, conta de luz, sinal de Internet, condomínio, impostos, etc. Se você faz parte ou está à frente de uma start-up, por exemplo, enxergará inúmeras vantagens nisso, já que poderá investir a verba disponível em detalhes de maior relevância para o desenvolvimento dos diferenciais de seu negócio.
MELHOR DO QUE SALAS COMERCIAIS
Salas comerciais não possuem os mesmos ares que o conceito de coworking coloca em prática. Nesse primeiro modelo, mais arcaico, ouvem-se relatos de pessoas que chegam aos seus níveis máximos de stress e ansiedade devido à incitação da competitividade excessiva. São profissionais que são levados aos seus limites para bater metas e que se sentem constantemente agredidos psicologicamente.
O coworking é ideal para aqueles que fogem de um modelo de trabalho engessado e extremamente embasado na competição. Conforme mencionado, o compartilhamento do espaço de trabalho tem como premissa o convívio harmônico e a troca mútua de conhecimento e experiências. Há quem até mesmo prospecte clientes sem ao menos ter que sair do espaço coworking, pois lá já encontra a parceria necessária para o fechamento de novos contratos.