Start-Ups – Como funciona esse modelo de negócio
outubro 10, 2019Ideias de negócios para empreender em 2020
dezembro 12, 2019Quem sonha em ter o seu próprio negócio já sabe que é preciso fazer um planejamento antes de abrir a empresa. É essencial estudar as tendências do mercado para os próximos anos para aumentar as chances de ter um negócio bem sucedido.
O ano de 2019 está quase no fim e já é possível projetar uma tendência de segmentos promissores para 2020. Veja os melhores setores para investir e abrir a sua empresa!
1. Economia compartilhada ou colaborativa
É difícil encontrar alguém que não faça o uso da economia compartilhada. Os aplicativos como Uber, Airbnb, iFood, Yellow e afins conquistam cada vez mais clientes, isso porque além de facilitar a vida dos usuários, esse conceito está diretamente ligado à sustentabilidade.
Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC apontou que este segmento é considerado parte do processo de globalização nessa era digital e que a tendência é que, em 2025, esses negócios movimentem cerca de 335 bilhões de dólares.
As pessoas tendem a mudar os hábitos de consumo em 2020, buscando alugar mais do que comprar. A economia colaborativa segue o rumo da internet, e como o mundo está cada vez mais digital, o crescimento desse segmento é iminente.
2. Mercado online
De acordo com uma pesquisa da empresa Criteo as pessoas cada vez mais estão comprando e consumindo pelo celular, em qualquer lugar. O mercado online, principalmente o mobile tende a crescer cada vez mais nos próximos anos.
Atualmente existem cerca de 420 milhões de aparelhos digitais ativos, segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). São cerca de dois dispositivos por pessoa, se considerarmos tablets e notebooks.
Aplicativos funcionais, com interfaces otimizadas e fáceis de mexer são os que mais conquistam clientes. Portanto se você já tem uma empresa, é indispensável desenvolver um aplicativo para ela. E se a sua intenção é começar a empreender, pensar em uma solução para mobile é essencial.
3. Clubes de assinatura
Os clubes de assinatura fizeram muito sucesso nos anos 80, principalmente os relacionados à livros e a tendência é que eles voltem com tudo em 2020. Estima-se que esse mercado cresça cerca de 30%, isso porque a comodidade de receber um produto surpresa na sua casa periodicamente atrai cada vez mais pessoas.
As assinaturas de streaming também conquistaram o público de uma maneira considerável. Hoje Spotify e Netflix contam com mais de 10 milhões de assinantes cada um. Esse modelo de vendas, além de levar conforto ao cliente, também oferece à empresa um fluxo de caixa mais estável.
As opções são as mais variadas, para selecionar uma é preciso criatividade. Hoje já existem clubes de livros, perfumes, chocolates, vinhos, gibis, etc. Pense em um nicho específico e comece a planejar seu negócio!
4. Vida saudável
Cada vez mais as pessoas buscam melhorar a sua qualidade de vida e ter uma rotina mais saudável. Isso gerou diversas oportunidades de negócios, que vão dos setores desde alimentação até roupas.
Pesquisas revelam que o brasileiro busca por produtos saudáveis e muitas vezes está disposto a pagar mais por eles. Outra mudança observada nos estudos é o aumento considerável no número de vegetarianos e veganos no país.
A rotina das pessoas está cada vez mais corrida e poucas tem tempo suficiente para cozinhar e preparar suas refeições. Isso abre espaço para oferecer o serviço de entrega de comida saudável.
Além dos alimentos, as pessoas buscam também por uma rotina de exercícios. Não é à toa que grandes redes de academias sempre estão crescendo e abrindo mais filiais. Sendo assim, oferecer roupas de qualidade para essas atividades, bem como acessórios também podem fazer a sua empresa obter o resultado esperado.
5. Segmentado
Muitas pessoas buscam por negócios que contam com uma variedade enorme de produtos e serviços, porém a segmentação do mercado tem sido cada vez mais valorizada pelos consumidores. Isso porque quando a empresa foca em um produto específico a expectativa é que a qualidade deste produto seja acima da média.
As empresas que delimitam bem o seu público-alvo tendem a crescer mais rapidamente. A experiência do cliente torna-se quase personalizada, fazendo com que ele se fidelize mais facilmente e também fale sobre o seu negócio para outras pessoas.
Entretanto, vale ressaltar que as empresas segmentadas precisam sempre inovar no seu serviço. A concorrência sempre vai existir em qualquer área, por isso é essencial buscar um diferencial. Isso nas empresas segmentadas é ainda mais necessário.
Exemplos de segmentos em alta são: mercado pet e mercado da beleza. Pesquisas apontam que os lares brasileiros contam com mais animais de estimação do que crianças, sendo um mercado sempre em ascensão e abrindo portas para petshops, lojas de roupinhas, acessórios, serviços de passeios, hotéis, etc.
Da mesma forma o mercado da beleza também continua em alta. Salões de beleza, barbearias, produtos para pele, cabelos, maquiagens, etc. continuam sendo muito procurados por homens e mulheres.
As tendências devem sempre ser analisadas antes de abrir o seu negócio, assim as chances de sucesso aumentam e você tem mais foco no seu público e serviço oferecido!