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6 dicas para aumentar a sua produtividade

Um primeiro ponto e talvez o mais importante é entender que produzir mais não é trabalhar mais. Produtividade está relacionada a fazer a mesma quantidade de tarefas mas de uma forma melhor, com mais equilíbrio e muito mais felicidade. Em resumo, a produtividade bem aplicada gera tempo livre para você fazer o que quiser.

E para você começar a mudar sua vida imediatamente, aprenda agora 6 atitudes das pessoas com muita Produtividade.

  1. Ter horário para ler e responder e-mails

Jamais sua caixa de e-mails ficará zerada por muito tempo. Verificar e-mails em vários momentos do dia ou, pior ainda, configurar o computador ou celular para avisar sempre a chegada de um e-mail novo, é um dos maiores ladrões de tempo. Assim, determine horários para responder os e-mails.

  1. Desabilitar todas as notificações de mensagens instantâneas do celular

Pela mesma lógica dos e-mails, cada vez que desviamos o olhar do que estamos fazendo para ver de quem é ou qual foi a nova mensagem na tela do celular estamos perdendo produtividade.

Agora, imagine em escala, quanto tempo se perde ao longo de um dia, de uma semana ou um ano. Talvez você se pergunte: “E se tiver alguma emergência e alguém precisar falar comigo?”. Nesse caso, basta estabelecer um canal de emergência.

  1. Conectar-se com o trabalho apenas na hora que o trabalho começar

Algumas pessoas começam o dia verificando os e-mails e últimas mensagens instantâneas recebidas. Em algumas situações mais graves o profissional nem saiu da cama e já pega o smartphone para fazer a verificação. Acredite, este é um dos maiores fatores de ansiedade moderna, a pessoa mal acordou e já está se conectando aos problemas do trabalho e, o pior, provavelmente não poderá fazer nada naquele momento. Comece o dia cuidando de si mesmo.

  1. Beber água

Cerca de 77% do nosso cérebro é feito de água e um homem em condições normais precisa de 2 a 3 litros por dia de água para permanecer hidratado. Essa referência pode mudar de pessoa para pessoa. Estudos mostraram indivíduos que beberam 775 ml de água imediatamente antes de realizar testes cognitivos tiveram resultados 14% melhor das que não beberam.

  1. Ter uma rotina matinal saudável claramente estabelecida

Você já deve ter ouvido a frase famosa de Alice no País das Maravilhas: “Quando você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. As pessoas, em geral, acordam e ficam por um tempo na cama girando para um lado e para o outro, depois pegam o celular para navegar aleatoriamente entre sites de notícias, e-mails, mensagens automáticas e redes sociais, até decidirem levantar para começar o dia. O problema desse comportamento tende a acompanhar a pessoa até o final do dia. Portanto, vigie este comportamento.

  1. Ter uma lista de prioridades para o dia

Não adianta começar o dia e abrir uma lista de pendências para decidir por qual começar. Só o esforço gasto para selecionar o que precisa ser feito já diminui substancialmente a produtividade. Defina no dia anterior a lista das prioridades do dia seguinte, assim, ao trabalhar fica mais fácil saber exatamente por onde começar e quais tarefas vão impactar positivamente sua produtividade naquele dia.

 

* Geronimo Theml,  coach de produtividade e idealizador da Academia da Produtividade e do Programa Profissão Coach, em que  capacita coaches a terem sucesso profissional.

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