5 aplicativos que facilitam a vida dos empreendedores
fevereiro 27, 2020
emprrenda-durante-a-crise
Ideias de negócios para empreender durante a crise 
maio 4, 2020

Coronavírus: como se prevenir no seu ambiente de trabalho?

Ambientes de trabalho, especialmente coworkings, recebem diariamente um grande número de pessoas. Com ambientes compartilhados e salas onde várias pessoas trabalham juntas, esses espaços passaram a necessitar uma atenção redobrada durante a pandemia do Coronavírus. Quem trabalha em ambientes assim também precisa reforçar o cuidado com os hábitos de higiene. Confira dicas de como se proteger desse vírus no seu ambiente de trabalho:

  •  Lave bem as mãos com água e sabão e use álcool em gel

Esse tópico é um dos mais importantes quando o assunto é evitar a proliferação de um vírus. Uma das maneiras mais eficientes de evitar que você contraia o Coronavírus é lavar bem a mãos, pelo menos a cada duas horas, com bastante água e sabão, sem esquecer de esfregar bem todas as áreas: palmas, costas e laterais das mãos, pulsos, entre os dedos e embaixo das unhas. Depois de estar com as mãos limpas, utilize álcool em gel. Também é importante carregar na bolsa um vidrinho de álcool 62-71% para passar em superfícies como mesas, mouses, teclados e maçanetas, sendo esses os locais de mais fácil contágio em ambientes como escritórios. O Coronavírus pode sobreviver até 4 horas em superfícies de cobre; até 24 horas em papelão; e de 2 a 3 dias em plástico e aço inoxidável, no entanto, ao entrar em contato com o álcool esse tempo é reduzido para 1 minuto.

  • Evite cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mão

Esse é um momento em que precisamos ter muita cautela, especialmente ao estar em contato direto com outras pessoas. Por isso é imprescindível que qualquer tipo de contato físico seja evitado, afinal, essa é uma das formas mais rápidas de transmitir o COVID-19. Lembre-se: você terá muitos anos pela frente para dar aquele abraço ou aquele cumprimento com beijinho no seu colega de trabalho, mas, para isso, é preciso evitar a proliferação dessa pandemia nesse momento. De preferência para cumprimentos com o cotovelo.

  • Cubra o nariz e a boca ao espirrar

Utilize um lenço ou a parte interna do braço (as mãos não) na hora de tossir ou espirrar. Isso evita que as suas gotículas de saliva alcancem as pessoas que trabalham perto de você. Nesse momento é muito importante ter empatia com quem está ao seu lado, pois além de buscar evitar o seu contágio, também é essencial não transmitir o vírus para as pessoas ao seu redor, afinal, no seu organismo ele pode agir de maneira mais leve mas no organismo do outro pode ser fatal.

  • Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa!

É importante evitar o contato com seus colegas de trabalho em caso de estar apresentando sintomas de gripe, afinal, além da possibilidade de ser o COVID-19, você ainda pode transmitir uma gripe “normal” e agravar o quadro de pessoas que estão à sua volta. Portanto, no caso de sintomas, opte pelo home office.

  • Mantenha os ambientes bem ventilados

O corona vírus é transmitido pelo ar e pode permanecer até 3 horas em um ambiente após ser expelido por tosse, espirro ou exalado por uma pessoa infectada, portanto, é essencial manter as janelas e as portas do escritório abertas. Ao fazer com que o ar circule você faz com que o vírus saia do seu ambiente de trabalho.

  •  Não compartilhe objetos pessoais

Nos coworkings é natural que existam vários ambientes compartilhados, como cozinhas, banheiros, salas de reunião e etc. Nesse tópico, a atenção especial vai para ambientes como cozinhas e copas, nos quais pode haver o compartilhamento de talheres e copos. Durante esse período de alerta é muito importante não compartilhar, em hipótese alguma, esses objetos de uso pessoal. Também é imprescindível redobrar o cuidado nesses ambientes, sempre lavando as mãos ao entrar e sair deles e reforçando a higiene com álcool em gel.

  • Almoce em casa ou opte pela marmita caseira

Ambientes como buffets são muito perigosos na disseminação de doenças, além de causarem aglomeração, ainda fazem com que várias pessoas toquem nas conchas utilizadas para servir comida, por exemplo.  Por esse motivo, almoçar em restaurantes deve ser evitado. A melhor opção nesse momento é comer em casa e, se isso não for possível, levar marmitas caseiras para o trabalho junto de seus próprios objetos pessoais (pratos, talheres, copos, etc).

  • Evite tocar no rosto

Em média, tocamos cerca de 2000 vezes no rosto por dia. Esse dado é alarmante pois ao tocar no nariz, na boca ou nos olhos, após ter encostando em um objeto infectado, estamos colocando o vírus para dentro do nosso corpo. Por isso é importante evitar tocar  nessas áreas sem estar com as mãos devidamente higienizadas.

  • Tenha empatia

Nesse momento é muito importante pensar nos outros. Mesmo que você não faça parte do grupo de risco, pense naqueles que estão à sua volta e que fazem. O problema do Coronavírus vai muito além da taxa de mortalidade desse vírus que, se comparada à de outros, é baixa. É uma questão de saúde pública. Se esse vírus continuar sendo disseminado na rapidez em que isso está acontecendo ao redor do mundo, nossos hospitais não terão leito o suficiente para atender à todos. E, lembre-se: se faltar hospital para um, irá faltar para todos. Portanto, é importante pensar muito além do seu risco de contrair o Coronavírus, pense em todos que estão à sua volta e na sociedade como um todo. Se cada um fizer sua parte, essa pandemia será contida!

Pensando em tudo isso, o Coworking WorkSpace adotou uma série de medidas pensando na saúde de todos os profissionais que atuam no nosso espaço. Sempre nos preocupamos com a limpeza e a higienização dos ambientes, no entanto, nesse momento essas medidas estão sendo reforçadas. Também foram colocados lembretes no banheiro para incentivar a higienização das mãos e o uso de álcool em gel. Além disso, os profissionais que trabalham em nosso espaço estão sendo lembrados de manter as janelas abertas! Juntos iremos conter o Coronavírus! Faça sua parte!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *