Ideias de negócios para empreender em 2020
dezembro 12, 2019

Quero abrir uma empresa, o que devo fazer?

Há muitos cuidados que devem ser tomados na hora de abrir uma empresa, mas não permita que esses detalhes te impeçam de ter o seu próprio negócio! Pensando em te auxiliar na hora de dar o pontapé inicial na sua empresa, o Coworking Work Space preparou uma série de dicas para você! Confira:

1- Faça um planejamento financeiro!

Antes de abrir uma empresa, faça um bom planejamento financeiro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Firjan, abrir uma empresa hoje no Brasil custa em média R$2.038, podendo variar em cada município do país. No entanto, esse valor não inclui despesas indiretas como aluguel, construção ou reforma do ponto comercial, compra de equipamentos necessários para realizar o trabalho ou compra inicial do estoque, honorários do contador, etc. Por isso é essencial que você coloque na ponta do lápis todos os custos que você terá para conseguir se estabelecer no mercado e se preparar financeiramente para isso.

2 – Escolha o ponto comercial com cuidado!

É necessário ser muito cauteloso na hora de escolher um ponto comercial, afinal, se você conseguir encontrar um lugar estratégico, ele pode ajudar seu negócio a bombar. Por outro lado, um lugar que não valorize sua empresa pode vir a comprometê-la. Também é importante pensar que o zoneamento da cidade impede o exercício de determinadas atividades em certas áreas, o que reitera a importância de prestar muita atenção no lugar que você está escolhendo e montar o ponto empresarial antes do início do processo de registro para evitar que você seja barrado por alguma fiscalização que não autorize o seu negócio no lugar escolhido.

Muitas pessoas que estão abrindo pequenos negócios optam por registrá-los no endereço da própria casa, mas cuidado! As leis quanto a CNPJs registrados em domicílios estão ficando cada vez mais rígidas e não é todo negócio que pode ser aberto em casa. Uma boa opção para você que está começando agora e não quer registrar sua empresa no endereço da sua casa é encontrar um coworking que disponibiliza espaços bem estruturados para o seu negócio por um baixo custo. Entre em contato com a Work Space e verifique suas possibilidades!

3- Formalize seu negócio!

O primeiro passo de formalização na hora de abrir sua empresa é obter um Registro na Junta Comercial, nesse ponto é importante que você tenha feito uma consulta prévia sobre o nome escolhido para sua empresa e verificado se já não existe outra registrada com ele. É muito comum que negócios locais (inclusive os que atuam há anos no mercado) acabem descobrindo que a sua marca já é utilizada por outra empresa e posteriormente perdem o direito de usá-la. Por esse motivo aconselhamos que após escolher o nome da empresa e verificar a disponibilidade dele, você procure o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para registrá-lo. O INPI analisa os pedidos de registro de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e aprova ou desaprova as solicitações.

Para abrir sua empresa você também vai precisar fazer um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), junto com seu CNPJ você pode solicitar a sua Inscrição Estadual e, posteriormente, se inscrever na Previdência Social. O passo seguinte é elaborar um Contrato Social, o qual define as atividades da empresa e o seu funcionamento, por exemplo. Depois disso, você vai precisar obter um alvará de localização e funcionamento da Prefeitura da sua cidade, para conseguir essa autorização com mais facilidade fique atento às licenças que você vai precisar:

licença ambiental, licença sanitária, aprovação na vistoria de cumprimento das normas de segurança.

 

Depois dessas dicas, você já está preparado para começar o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *