Como trabalhar como coaching
julho 1, 2019

Como planejar um treinamento corporativo?

Com o mercado tão competitivo, a busca por aprimoramento nas empresas deve ser contínuo. Quanto mais capacitada for a sua equipe, melhores resultados e mais reconhecimento a sua empresa terá. Além disso, quando oportunidades de crescimento profissional aparecem dentro da empresa, os funcionários se sentem mais motivados a trabalhar, melhorando seu rendimento.

Ainda não preparou um treinamento corporativo para os seus colaboradores? Ou já preparou e quer saber como aprimorar? Então confiram as dicas que separamos para vocês!

  1. Analisar

O primeiro passo para organizar um treinamento é analisar a sua equipe e a sua empresa e ver onde é necessária uma atenção a mais. Algumas perguntas que podem auxiliar nesse processo:

  • Quais são as minhas principais metas e objetivos?
  • O que falta na minha equipe para alcançá-las?
  • Quais as necessidades da minha equipe nesse momento?
  • Quais problemas precisam ser resolvidos?
  • Quais competências precisam ser desenvolvidas?

Respondendo à essas perguntas já é possível ter uma noção mais correta de que tipo de treinamento é o ideal para o seu caso. Ele pode promover a produtividade, potencializar suas vendas, melhorar o atendimento aos clientes, clima organizacional e até auxiliar no uso de uma nova ferramenta.

Uma outra sugestão é reunir sua equipe e perguntar que tipo de treinamento eles gostariam de receber e que fosse efetivamente ajudar no dia a dia corporativo.

  1. Planejar

Com um foco mais definido é a hora de planejar o seu treinamento corporativo. É preciso pensar nos seguintes tópicos:

  • O que será repassado/ensinado no treinamento
  • Porque esse conteúdo estará em pauta
  • Para quem esse conteúdo acrescentará profissionalmente
  • Quem pode ministrar e auxiliar no treinamento
  • Onde o treinamento acontecerá
  • Qual data ficará melhor para a empresa e para os colaboradores
  • Qual será o custo do treinamento

É essencial encontrar um profissional capacitado e preparado para dar o treinamento, isso faz com que a equipe fique concentrada e que o treinamento realmente tenha efeito no dia a dia do trabalho. Escolha qual a metodologia a ser adotada e procure um profissional que adote essa maneira!

Outro fator importante é o local onde acontecerá o treinamento. Uma ótima opção é realmente tirar os colaboradores do local de trabalho, para sair da rotina e fazer com que a atividade seja mais prazerosa. Atualmente existem vários locais que alugam e oferecem espaços para reuniões e treinamentos. A Workspace é um local de Coworking em Curitiba que disponibiliza salas equipadas ideais para esse tipo de necessidade! Entre em contato!

  1. Realizar

Com tudo organizado chegou a hora de fazer acontecer. É essencial que todas as pessoas envolvidas no treinamento estejam alinhadas para que tudo ocorra da melhor forma possível. Prepare com antecedência materiais para divulgação do treinamento e faça o possível para atrair os colaboradores.

Outro detalhe importante são os materiais de apoio. Seja workshop ou treinamento, normalmente é oferecido um follow up ou exercícios. Tenha certeza de que eles estão prontos e, caso queira imprimir, verifique se tem a quantidade necessária.

Se quiser deixar o momento ainda mais atrativo e descontraído é válido considerar um coffee break, quem não gosta, não é?

  1. Revisar

Depois que o treinamento acontece você não precisa se preocupar mais com isso, certo? Errado! Sempre após qualquer treinamento com a sua equipe é necessário revisar tudo que foi feito, ver onde é possível melhorar para os próximos, ver se realmente foi um dia produtivo, se acrescentou conhecimento à sua equipe, etc.

Para fazer essa análise nada melhor do que solicitar um feedback para os colaboradores que participaram. Você pode optar por fazer um questionário, uma reunião ou uma conversa individual, como preferir, mas é importante mostrar para a equipe que realmente se importa com o resultado efetivo da atividade!

Também é possível fazer um levantamento de dados após uma ou duas semanas do treinamento e ver se houve diferença de produção e resultados, mas é importante lembrar que dificilmente um funcionário aprenderá tudo que precisa em um único treinamento, ok?

Agora que você já conferiu as nossas dicas, que tal agendar o próximo treinamento da sua equipe? Entre em contato com a Workspace para reservar a sua sala!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *